Wednesday, March 16, 2022

Émile Durkheim (1858-1917)


  Slides produzidos e gentilmente cedidos pela Profa. Ana Paula Diniz.















 




 


7 comments:

Janes said...

Para Émile Durkheim o que prevalece dentro dos grupos sociais é a consciência coletiva, ou seja, o que serve para orientar a conduta de cada um é o conjunto de crenças e sentimentos de uma sociedade. No entanto, podem ser explicados os fenômenos individuais a partir da coletividade.

Unknown said...

De acordo com a ideologia do autor, entende -se que a sociedade deve ser regida pelo positivismo, pela ordem, por ideias exatas e absolutas, com o intuito maior de alcançar o progresso. Nessa sociedade há um sistema que depende de várias engrenagens para poder funcionar, é o efeito repetitivo nas indústrias. Ele acredita também, que os indivíduos são norteados por um padrão coletivo, as condutas devem ser típicas, caso contrário estaríamos diante de um desvio de padrões.Nesse contexto, havia também a divisão do trabalho, que diga-se de passagem, eram longas jornadas diárias.

Gustavo Simoura

Anonymous said...

Durkheim foi um psicólogo e sociólogo francês, considerado o fundador da sociologia, pelo fato de ter sido o primeiro a criar um método sociológico que distinguiu a sociologia das demais ciências humanas.

Elis Vitória Gomes de Lima said...

Émile Durkheim, tinha como sua base a indução. Isso quer dizer que, Durkheim, tirava suas conclusões sobre uma sociedade através de comportamentos de uma só pessoa, a partir dessa observação em que ele fazia, ele tinha uma conclusão geral de toda uma sociedade. Durkheim, buscava sempre uma base coletiva.

Elis Vitória Gomes

Unknown said...

Émile Durkheim tinha um pensamento positivista com o olhar sociológico Voltado para o fato social, ou seja voltado para o coletivo, onde o indivíduo em unidade não é objeto de estudo pela sociologia.

Unknown said...

Segundo os conceitos de Emille Durkeim, educar de forma sociologica, consiste em um padrão coletivo onde a construtividade se dava através do exercicio da função repetitiva muitas vezes. Na minha visão prejudicia, pois decorar não é aprender é repetir o conceito dos outros! Mas aprender é pensar, criar seus próprios conceitos, formar opniões sobre sitiações ou projetos, trabalhos, educação, etc.

Durval

Anonymous said...

Durkheim pregava a objetividade na análise dos fatos sociais. Para ele, ao analisar uma sociedade, o pesquisador deve manter certa distância de seu objeto, ocorrendo com isso a neutralidade científica.