Friday, March 11, 2022

PLANO DE ENSINO

IDENTIFICAÇÃO: 

CURSO

 DIREITO

NÚMERO

GRA-PLE-0204-D 

DISCIPLINA

 SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA

CARGA HORÁRIA

40 H

PROFESSOR

Dr. LUIS SATIE

PERÍODO

1º 

TURMA

DIURNO

UNIV

UNAMA 

 

ANO

      2022

EMENTA: 

Émile Durkheim. Max Weber. Karl Marx. Sigmund Freud. Teoria Crítica da Sociedade (Walter Benjamin, Herbert Marcuse, Theodor Adorno, Jürgen Habermas, Axel Honneth) aplicada aos fenômenos normativos estatais e não estatais. 


COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

OBJETIVO GERAL 

Estudar as relações entre a Sociologia, a Antropologia, a filosofia e o Direito na sociedade contemporânea. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

·         Situar a Sociologia e a Antropologia do Direito no âmbito das Ciências Sociais.

·         Compreender os marcos teóricos clássicos da sociologia: Durkheim, Marx e Weber.

·         Identificar os avanços e retrocessos da civilização burguesa.

·         Desenvolver a capacidade analítica e o pensamento crítico no âmbito do direito.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  INTRODUÇÃO

 PRIMEIRA PARTE: ÉDIPO

 UNIDADE I

 O NASCIMENTO DA ORDEM REPRESSIVA

 O advento do socius e do nomos

A proibição do incesto

A lei-tabu

Ordem jurídico-política e narcisismo

Bases psicossociológicas da obediência

O mecanismo da servidão

O mal-estar da civilização jurídica

A guerra e a morte

SEGUNDA PARTE: ANTI-ÉDIPO

UNIDADE II

O RECALQUE

Nossa  herança  comunal: do recalque à práxis

UNIDADE III

O GRITO

Campo de força jurídico-político da arte

UNIDADE IV

O SALTO

Por um paradigma estético: da arte em si à arte para si

 UNIDADE V

O RETORNO

O retorno de Dioniso

 UNIDADE VI

O PACTO

Rousseau :  esteta  da  liberdade

 UNIDADE VII

A OBRA

Introdução a uma obra jurídica aberta

 UNIDADE VIII

A BRECHA

Por um constitucionalismo estético

METODOLOGIA DO ENSINO:

A) Metodologia do ensino e aprendizagem:

A disciplina será ministrada através de aulas teóricas e práticas, podendo utilizar recursos de exposições dialogadas, grupos de discussão, seminários, debates competitivos, apresentação e discussão de filmes e casos práticos, estimulando a participação, o senso crítico e científico dos alunos.

B) Recursos audiovisuais:

( X ) Lousa Branca;

(    ) Laboratório de Informática

( X ) Dispositivos Multimídia  - Plataforma Teams e Google Class (caso necessário)

( X ) Textos de apoio, como e-books sobre os conteúdos das aulas ministradas.

C) Metodologia de Avaliação:

No decorrer do período letivo serão desenvolvidas 02 (duas) avaliações escritas, de múltipla escolha e/ou dissertativa e/ou para assinalar verdadeiro ou falsopara efeito do cálculo da média parcial.

Também será realizado 1 (um) trabalho escrito, individual e/ou em grupo, enviados ao Professor, via on-line (e-mail).

O trabalho comporá a nota N1, valendo 3 (três) pontos. Os 7 (sete) pontos restantes serão aferidos através de uma avaliação, totalizando 10 (dez), sem cumulatividade com qualquer outra nota de avaliação bimestral.

A segunda avaliação, denominada de Prova Colegiada, elaborada de forma transversal e individual para cada aluno da instituição UNAMA, de todas as unidades do país, será composta exclusivamente pela nota da prova N2.

A média parcial é calculada pela média aritmética das duas avaliações efetuadas. O aluno que alcançar a média parcial maior ou igual a 7,0 (sete) é considerado aprovado.

aluno que não alcançar a média final maior que 7,0 (sete) para ser considerado aprovado deverá alcançar no mínimo média 4 (quatro) para realização do exame final.

Para saber a nota pelo qual o aluno realizará a prova final, deverá ele efetuar o cálculo:

N1 + N2 = N3 ÷ 2 = Média

Média – 10 = NNF (Nota Necessária na Final)

Se o aluno, na prova final (já adicionado o trabalho extra), obtiver Média igual ou maior a NNF (Nota Necessária na Final) estará automaticamente APROVADO. Se a Média for inferior, estará REPROVADO.

Poderão ser aplicadas avaliações dos tipos: provas teóricas, provas práticas, provas de múltipla escolha, provas de verdadeiro ou falso com justificativa, seminários, trabalhos individuais ou em grupo e outras atividades em classe e extraclasse.

O EXAME FINAL, POR DETERMINAÇÃO INSTITUCIONAL, É OBRIGATORIAMENTE PROVA ESCRITA DISSERTATIVA.

D) Da Presença em Sala de Aula

O graduando tem a obrigação de estar presente em NO MÍNIMO 75% (SETENTA E CINCO POR CENTO) das aulas expositivas. Desta forma, os alunos que extrapolarem o limite máximo de faltas (25% - vinte e cinco por cento) ESTARÃO AUTOMATICAMENTE REPROVADOS, independente do resultado das avaliações.

E) Referência Bibliográfica Básica

SATIE, Luis. Sociologia Expressiva do Direito. Clube de Autores, São Paulo, 2009.

_____. Socioestética do Direito: Mecanismo da servidão. Amazon, 2021.

 F) Referências Bibliográficas Complementares

 UNIDADE I

DELEUZE, G. GUATARI, F. O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. Lisboa: Assírio Alvim, 1968.

DESCARTES, René. Discurso do Método. São Paulo : Nova Cultural, 1987.

ENRIQUEZ, Eugène. Da horda ao Estado: psicanálise do vínculo social. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.

FREUD. Obras completas. Rio de Janeiro: Imago, 1969.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Estruturas elementares de parentesco. Petrópolis: Vozes, 1982.

MARCUSE, Herbert. Eros et Civilization. Paris: Les Editions Minuit, 1963.

HOBBES, Thomas. Leviatã ou matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. São Paulo : Abril Cultural, 1983.

HEGEL, W. F. Filosofia do Direito. Lisboa: Guimarães Editores, 1990.

REICH, W. Irruption de la morale sexuelle. Paris: Payot, 2007.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

SCHMITT, Carl. Conceito do Político. Petrópolis: Vozes, 1992.

UNIDADE II

 BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização. 2 ed. São Paulo : Companhia das Letras, 1992.

CÂMARA  JÚNIOR,  J. Mattoso. Dicionário de Filologia e Gramática. Rio de Janeiro : Ozon, 1974.

CHAUÍ, Marilena. Conformismo e Resistência: Aspectos de Cultura Popular no Brasil. São Paulo : Brasiliense, 1986.

FERNANDES, Florestan. Investigação etnológica e outros ensaios. Petrópolis: Vozes, 1975.

FREUD, Sigmund. O Futuro de uma Ilusão. São Paulo : Abril Cultural, 1978.

GAMBINI, Roberto. O espelho índio: os jesuítas e a destruição da alma indígena. Rio de Janeiro : Espaço e Tempo, 1988.

GRAMSCI, Antonio. Concepção Dialética da História. 9 ed. Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, 1989.

MEGGERS, Betty. América pré-histórica. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1979.

PINSKY, Jaime. 100 textos de história antiga: historiografia. 3 ed. São Paulo: Global, 1983.

PORTELLI, Hugues. Gramsci e o Bloco Histórico. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1977.

RIBEIRO, Darcy. Estudos de antropologia da civilização: as américas e a civilização, processo de formação e causas do desenvolvimento desigual dos povos americanos. 4 ed. Petrópolis : Vozes, 1983.

ROMERO, Sílvio. Folclore Brasileiro: contos populares do Brasil. 3 ed. Belo Horizonte : Itatiaia, 1985.

SODRÉ, Nelson Werneck. Síntese da história da cultura brasileira. 13 ed. São Paulo : Difel, 1985.

 UNIDADE III

 BOLLE, Adélia Bezerra de Menezes. Chico Buarque de Hollanda. São Paulo : Abril, 1980.

COUTINHO, Carlos Nelson. Marxismo e política: dualidade de poderes e outros ensaios. São Paulo : Cortez, 1994.

IANNI, Octavio. Revolução e cultura. Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, 1969.

LUKÁCS, Georg. Introdução a uma estética marxista: sobre a categoria da particularidade. Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, 1978.

 UNIDADE IV

GULLAR, Ferreira. Vanguarda e subdesenvolvimento: ensaios sobre arte. Rio de Janeiro : Civilização brasileira, 1969.

KOPNIN, Pável Vassílyevitch. V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro : Civilização brasileira, 1978.

LUKÁCS, Georg. Introdução a uma estética marxista: sobre a categoria da particularidade. Rio de Janeiro : Civilização brasileira, 1978. p. 161.

SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências. 6 ed.  Porto : Afrontamento,1993.

 UNIDADE V

 CHÂTELET, François; KOUCHNER, Évelyne Pisier. As Concepções do Século XX. Rio de Janeiro : Zahar, 1983.

DESCARTES, René. Discurso do Método. 4 ed. São Paulo : Nova Cultural, 1987.

_____. As paixões da alma. 4 ed. São Paulo : Nova Cultural, 1987.

FREUD, Sigmund. O futuro de uma ilusão. São Paulo : Abril Cultural, 1978.

FREUD, Sigmund. O mal-estar da civilização. São Paulo : Abril Cultural, 1978.

_____. Cinco lições de psicanálise. São Paulo : Abril Cultural, 1978.

HELLER, Hermann. Teoria do Estado. São Paulo : Mestre Jou, 1968.

HOBBES, Thomas. Leviatã ou matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. 3 ed. São Paulo : Abril Cultural, 1983.

LACAN, Jacques. A ética da psicanálise. 2 ed. Rio de Janeiro : Zahar, 1991.

LUKÁCS, Georg. Introdução a uma Estética Marxista: Sobre a Categoria da Particularidade. Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, 1969.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: teses sobre Feuerbach. São Paulo : Moraes, 1984.

MITOLOGIA UNIVERSAL, n. 14. Dionísio/Baco. Rio de Janeiro : Século Futuro, 1988.

NIETZSCHE, Friedrich. Além do bem e do mal ou prelúdio de uma filosofia do futuro. São Paulo : Hemus, 1989.

_____. Considerações Intempestivas. Lisboa : Presença, 1976.

PLATÃO. A República. São Paulo : Nova Cultural, 1997.

PONTY, Maurice Merleau. Textos Estéticos. São Paulo : Civitas, 1985.

SANTOS, Boaventura de Souza. Um Discurso Sobre as Ciências. 6 ed. Porto: Afrontamento, 1993.

VIRILIO, Paul. O Espaço Crítico. Rio de Janeiro : Editora 34, 1993.

 UNIDADE VI

 HOBBES, Thomas. De Cive: elementos filosóficos a respeito do cidadão. Petropólis : Vozes, 1993.

_____. Leviatã ou matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. 3 ed. São Paulo : Abril Cultural, 1983.

LOCKE, John. Segundo Tratado Sobre o Governo: ensaio relativo à verdadeira origem, extensão e objetivo do governo civil. 3 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

PLATÃO. A República. São Paulo : Nova Cultural, 1997.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. 3 ed. São Paulo : Abril Cultural, 1983.

 UNIDADE VII

 AMARAL, Aracy. Artes plásticas na Semana de 22. São Paulo : Perspectiva, 1976.

ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. São Paulo : Ática, 1979.

BERGUER, René. Arte y comunicación. Barcelona : Gustavo Gili, 1976.

CHAUÍ, Marilena. Conformismo e resistência: aspectos de cultura popular no Brasil. São Paulo : Brasiliense, 1986.

GULLAR, Ferreira. Vanguarda e subdesenvolvimento: ensaios sobre arte. Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, 1969.

KOPNIN, P. V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, 1978.

POULANTZAS, Nicos. O Estado, o Poder, o Socialismo. Rio de Janeiro : Graal, 1990.

ROBLES, Gregorio (Ed.). El pensamiento jurídico contemporâneo. Madrid : Debate, 1992.

SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências. Porto : Afrontamento, 1993.

 UNIDADE VIII

 BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro : Campus, 1992.

_____. O conceito de sociedade civil. Rio de Janeiro : Graal, 1982.

BOÉTIE, Etienne de la. Discurso da Servidão Voluntária ou O Contra-Um. 3 ed. São Paulo : Brasiliense, 1986.

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 5 ed. São Paulo : Malheiros, 1994.

GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da História. 9 ed. Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, 1989.

HELLER, Hermann. Teoria do Estado. São Paulo : Mestre Jou, 1968.

HESSE, Konrad. Escritos de Derecho Constitucional. Madrid : Centro de Estudios Constitucionales, 1991.

HOBBES, Thomas. De Cive: elementos filosóficos a respeito do cidadão. Petropólis : Vozes, 1993.

_____. Leviatã ou matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. 3 ed. São Paulo : Abril Cultural, 1983.

LASSALE, Ferdinand. A essência da Constituição. 2 ed. Rio de Janeiro : Liber Juris, 1988.

PELAYO, Manuel Garcia. “Las organizaciones de intereses y Teoria Constitucional” in Constitución y grupos de presión en América Latina. México : Instituto de Investigaciones Juridicas, 1977.

PORTELLI, Hugues. Gramsci e o Bloco Histórico. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1977.

POULANTZAS, Nicos. O Estado, O Poder, O Socialismo. 3 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1990.

SCHMITT, Carl. Teoria de la Constitución. Madrid : Revista de Derecho Privado, [197-].

WARREN, Ilse Scherer. Organizações não-governamentais na América Latinaseu papel na construção da sociedade civil. Florianópolis : UFSC, 1996. 

No comments: